Mitos e verdades sobre o ácido hialurônico 

O Ácido Hialurônico é um grande aliado dos dermatologistas quando o assunto é a beleza da face e do corpo. Mas, apesar de ser um dos componentes mais utilizados no dia a dia da dermatologia, muitos pacientes ainda têm receios e dúvidas em relação à essa substância. Afinal, ela é segura? Quais são as suas funções? E existe contraindicação para o seu uso? Vou esclarecer para vocês!

O Ácido Hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo, que vai diminuindo a sua quantidade com o passar do tempo. Trata-se de um componente totalmente seguro, que oferece sustentação, volume e firmeza para a pele.

A aplicação do ácido hialurônico para PREENCHIMENTO

O Preenchimento Cutâneo tem diversos objetivos: rejuvenescer e harmonizar o rosto; atenuar depressões, vincos e sulcos faciais profundos, melhorar as proporções faciais, sustentar a face e realçar o contorno do rosto, disfarçar olheiras e volumizar os lábios. As aplicações da substância são realizadas em consultório apenas com anestesia local e o tempo de duração do tratamento é em torno de 6 a 18 meses.

Preenchimento e MD Codes são a mesma coisa?

O MD Codes™: em português conhecido como Códigos Médicos, o MD Codes™ é uma técnica específica de preenchimento facial e harmonização com ácido hialurônico, criada pelo cirurgião plástico Maurício de Maio. Trata-se de um procedimento que tem como objetivo fazer a análise e a combinação de pontos estrategicamente mapeados na face, a fim de facilitar a comunicação entre médico e paciente. O diferencial do procedimento é a avaliação global da face, tratando de forma eficaz todas as queixas dos pacientes, em vez de solucionar queixas apenas pontuais. Além disso, no MD Codes™ a aplicação do preenchedor é feita de forma totalmente controlada, utilizando técnicas especiais e maior volume de produto, com entrega de resultados muito mais satisfatórios e também mais naturais.

E a hidratação com Skinboosters?

Além de volumizar, outra característica importante do Ácido Hialurônico é a sua capacidade de reter água, mantendo a pele mais hidratada, firme e radiante. A chamada hidratação injetável é um tratamento que visa injetar de forma superficial o ácido hialurônico (em reologia específica, mais levinha) com o objetivo de promover uma hidratação profunda da pele. O procedimento pode ser feito ao redor dos olhos, lábios, pescoço, colo, mãos e em outras partes do corpo.
Além de atenuar linhas finas e rugas, este tratamento ajuda a devolver a elasticidade e o brilho da pele. Assim, pacientes que sofrem com o ressecamento excessivo, com a falta de firmeza, de maciez e viço podem apostar nesse tratamento.

O ácido hialurônico é ou não seguro?

Como o Ácido Hialurônico é um componente biocompatível, testado dermatologicamente e que possui propriedades semelhantes às da pele natural, esse produto é SIM considerado muito seguro. No entanto, isso não significa que, eventualmente, não possam haver complicações relacionadas ao tratamento.
Existe uma forma correta de aplicação do ácido hialurônico e algumas contraindicações do tratamento que devem ser levadas em conta para evitar problemas como o ETIP: Edema Tardio Intermitente e Persistente ou a infiltração do produto em vasos e artérias importantes.

Principais dúvidas sobre a substância

  1. O ácido hialurônico pode ser usado em todos os tipos de pele?
    Sim, verdade. Esse ativo entrega benefícios como hidratação e firmeza para todos os tipos de pele, independente do fototipo ou de outras características.

  2. Tomar sol depois de realizar um preenchimento com ácido hialurônico pode manchar a pele?
    MITO! O tratamento com ácido hialurônico não causa manchas ao contato com o sol. Isso é mais comum em tratamentos com lasers, luzes ou peelings.

  3. O creme com ácido hialurônico tem o mesmo efeito que o ativo injetável?
    Não, isso é um mito. Os produtos tópicos à base de ácido hialurônico são muito importantes para a pele, conferindo hidratação, melhora do viço e da textura cutânea. No entanto, eles agem de forma superficial e não conseguem ser absorvidos de maneira eficaz em camadas mais profundas para devolver volume e estrutura em camadas ósseas ou coxins de gordura. Portanto, nenhum creme anti-idade tem o poder de agir de forma tão evidente contra os sinais do envelhecimento.

  4. Existe idade para realizar um preenchimento facial?
    Mito. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tratamento pode ser feito em pacientes de diferentes faixas etárias. Como cada pessoa possui características únicas e um processo de envelhecimento particular, os planos de aplicação do ácido hialurônico são definidos de forma personalizada, individualmente. Assim, o processo pode ser feito não só em pacientes mais maduros, como também em adultos jovens, usando quantidades menores de preenchedores, visando a prevenção da flacidez e do envelhecimento

  5. O efeito do ácido hialurônico é permanente?
    Mito. O tratamento é temporário, durando aproximadamente de 12 a 18 meses. O tempo de duração pode variar para mais ou para menos a depender do objetivo da aplicação, do local tratado e do organismo de cada pessoa.