Vitiligo

O que é: Essa doença não contagiosa se caracteriza pela perda da pigmentação natural da pele, ocasionando o aparecimento de manchas brancas nas mãos, genitais, face, inclusive na retina (olhos), entre outros. As manchas podem aparecer somente de um lado do corpo (Vitiligo Segmentar) ou no corpo inteiro (Vitiligo Generalizado). Um dos agravantes ou desencadeantes do Vitiligo são alterações ou traumas emocionais. As causas desta doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados.
O Vitiligo pode surgir em qualquer idade e nos dois sexos. No entanto, é comum que os primeiros sinais apareçam até os 20 anos de idade.

Tratamento: São muitos os tratamentos para o Vitiligo que visam cessar o aumento das lesões e restabelecer a repigmentação da pele e variam desde medicações tópicas ou orais, até o uso de fototerapia e tecnologias como o laser. É importante dizer que a psicoterapia, além do apoio de familiares e médicos aos pacientes com Vitiligo são fatores fundamentais para o controle da doença.