Cicatrizes Inestéticas

As cicatrizes na pele decorrentes de cirurgias, traumas, acidentes ou de doenças como a acne ativa e catapora, podem ser extremamente prejudiciais à estética e à autoestima de pacientes. Essas marcas, que surgem devido à desorganização dos fibroblastos após alguma lesão na pele, são classificadas em dois tipos principais:

-> Hipertróficas: quando nosso corpo produz colágeno em quantidades anormais e de um jeito desorganizado, fazendo com que a cicatriz tenha textura mais elevada em relação à pele ao redor;

-> Atróficas: surgem devido à perda de estruturas que dão apoio e firmeza à pele, como músculo e gordura, criando um aspecto de depressão no relevo da pele.

Essas marcas também podem apresentar coloração avermelhada ou rosada, o que causa grande desconforto estético e contribui para a baixa autoestima de alguns pacientes.

Tratamento: existem várias técnicas que podem ser empregadas na melhora das cicatrizes e textura da pele: lasers, microagulhamentos com drug delivery, peelings, infusão de gás carbônico medicinal, skinboosters e até cirurgias. É importante ressaltar que a avaliação médica individualizada é fundamental para saber qual o melhor tratamento em cada caso.