As principais dúvidas sobre a Toxina Botulínica

A aplicação da Toxina Botulínica, ou comercialmente conhecida como Botox®, é um dos tratamentos estéticos mais realizados no mundo. A toxina botulínica é uma substância que tem ação paralisante nos músculos e, por isso, é ideal para amenizar as rugas dinâmicas do rosto provenientes da movimentação exagerada dos músculos faciais. Além de tratar as linhas de expressão, a Toxina Botulínica também auxilia na melhora do contorno facial e no rejuvenescimento de pescoço e colo, a partir da aplicação da substância em pontos avançados.

As dúvidas mais frequentes

1. Existe idade ideal para iniciar o tratamento?

Não. Não existe regra que dite a hora certa de começar o tratamento, já que as pessoas apresentam formas de envelhecimento diferentes.

Assim, enquanto alguns pacientes têm tendência a formar rugas mais precocemente, outras pessoas demoram mais a aparentar as linhas de expressão. Uma série de fatores está relacionada com o processo de envelhecimento, como a predisposição individual, fatores genéticos, cor da pele, tabagismo e exposição solar. Em geral, a partir dos 25-30 anos já é possível iniciar as aplicações da substância, seja para amenizar linhas finas ou de forma preventiva, para evitar a formação das marcas de expressão.

2. O botox tem efeito imediato?

Não! A toxina começa a agir dentro de 48 a 72 horas, no entanto o resultado final só pode ser observado após aproximadamente duas semanas.

3. O botox é permanente?

Também não! Em geral, as aplicações para tratamento de rugas dinâmicas têm duração de 4 a 6 meses e, após este período, é necessário realizar uma nova aplicação.

4. O tratamento ajuda a prevenir as rugas?

Sim! As aplicações da Toxina, principalmente em pacientes jovens que ainda não apresentam rugas em repouso, ajudam a evitar a mímica facial exagerada e a relaxar a ação muscular, o que evita a formação de rugas profundas.

5. A aplicação do botox é dolorosa?

A dor é muito relativa, mas em geral o procedimento não é considerado doloroso, já que as aplicações são feitas com agulhas bem finas. Em pacientes mais sensíveis pode ser utilizado um anestésico tópico local.

6. Botox pode ser utilizado para aumentar os lábios?

Não. A Toxina Botulínica tem como objetivo relaxar a musculatura onde é injetada, tratando as rugas de expressão. Nesse sentido, ela pode ser aplicada ao redor da boca, evitando as rugas conhecidas como “códigos de barras”, mas nunca para aumentar o volume labial. O tratamento indicado para isso é o preenchimento com ácido hialurônico.

7. O Botox vai deixar o rosto sem expressão?

Essa é uma das perguntas mais comuns relacionadas ao Botox. A verdade é que quando feito de forma adequada, o tratamento visa apenas relaxar de forma parcial os músculos responsáveis pela formação das rugas dinâmicas, suavizando as linhas faciais de forma muito natural.